quinta-feira, 2 de maio de 2013

O DILEMA DE AYUBANE


Era uma vez, um jovem de 14 anos chamado Ayubane. Vivia com a sua mãe e a irmã mais nova, numa das aldeias de Moçambique. Não conhecera o seu pai. Pois, este morrera quando Ayubane tinha apenas 1 ano de idade. Portanto, ouvira falar de sua mãe que o pai fora um bom e respeitado pescador entre os vizinhos. Por isso, mesmo depois da sua morte o seu nome continuava famoso entre os vizinhos e conhecidos. Ayubane ainda em tenra idade, alimentava o sonho de um dia se tornar um óptimo pescador como fora o seu pai. Dia e noite Ayubane fazia de tudo para que esse sonho se tornasse realidade. Por isso, ele ia à pesca na companhia dos mais notáveis pescadores da aldeia, com intuito de se preparar para o amanhã. O fruto deste seu trabalho, ajudava a mãe nas despesas da casa. E a outra parte, Ayubane colocava num velho cofre deixado pelo pai, para a compra de um pequeno barco para a sua actividade piscatória.

Enquanto isso, Ayubane conheceu uma bela jovem de uma aldeia próxima, chamada Tayura. Ela era filha única, de um velho pescador e antigo amigo do falecido pai de Ayubane. Tayura gozava de uma grande estima dos vizinhos, pois, fora educada pelos seus pais, nos moldes mais rigorosos da cultura. Daí que ela fora muitas das vezes, vítima de muitas cobiças por parte dos seus pretendentes. Por isso, Ayubane com medo de a perder, foi se apresentar aos pais da Tayura. Aceite o seu pedido, de receber Tayura como sua esposa, a responsabilidade de Ayubane aumentou. Pois, além de pensar na mãe, agora também olhava na sua futura esposa.

Enquanto a vida de Ayubane se dividia entre casa, mar e a vida amorosa com Tayura, como sua princesa, tudo corria a mil maravilhas. Porém, como diz um ditado popular: «na vida nem tudo corre como pensamos. Porque uma coisa é pensar e outra coisa é o curso normal das coisas da natureza». Portanto, no dia em que Ayubane convidara os outros pescadores para a inauguração, do seu novo barco, foi exactamente nesse dia, que a irmã morreu.

Dois meses depois da morte da irmã, levou a mãe e a sua namorada para as consolar, dando-as um passeio à praia. Chegados a praia, convidou-as a subirem no seu novo barco como uma surpresa. Depois de ter remado cem milhas, uma tempestade inesperada os fustigou e o barco afundou! Ayubane como um bom pescador deveria só salvar uma das pessoas, pois, a distância era enorme. E com certeza ele salvou uma delas. A pergunta que se coloca é a seguinte: a quem salvou Ayubane? A mãe ou a namorada? Porquê a mãe? E porquê a namorada? Esta é uma história contada no grupo de catequese com crianças dos seus 10-12 anos de idade.